Espiritualidade

Através das ferramentas espirituais de que dispõe a igreja, e da forma como as utiliza, uma Comunidade de crentes composta por Discípulos de Jesus Cristo atrai para Ele os que dela se aproximam.

Quando vivemos e experienciamos a nossa espiritualidade em Comunidade, desfrutamos da salvação que Jesus nos concedeu na nossa experiência de fé. Assim, fazemos a diferença na forma como acolhemos aqueles que vêm até nós em busca de uma relação mais próxima de Deus. Sob a direção do Espírito Santo, tornamos a descoberta do Evangelho mais atrativa,
seguindo o exemplo de Jesus. Torne a espiritualidade da sua Comunidade amiga numa espiritualidade VIVA.

Requisitos da Área de Espiritualidade

(*1) Kit de Mordomia (Manual “Normal e com Muito Gosto” e o Guia para estudo em Pequenos Grupos; Cartão de Compromisso; Cartão de Ofertas Especiais; Envelope de Dízimos e Ofertas). As percentagens desta área serão avaliadas num inquérito anónimo na Escola Sabatina.

(*2) “Programa de Hábitos Saudáveis” a disponibilizar pelo Departamento de Saúde e Temperança.

Adoração

No campo da adoração, é fundamental desenvolver uma abordagem geracional e intergeracional que abrace as expectativas e as necessidades dos diferentes grupos que constituem a igreja. A compreensão das gerações e de tudo aquilo que desperta o seu interesse é essencial para desenvolver metodologias e ferramentas que permitam falar a sua linguagem.

Em todas as reuniões, a experiência da adoração deverá ser preparada com intencionalidade, organização e criatividade, desde o momento em que se entra na igreja até à saída do edifício, de forma a produzir um impacto espiritual nos crentes e nas visitas de todas as idades, tendo estes a vontade de regressar. A Igreja é composta por pessoas de todas as idades.
O modelo “intergeracional” toma em conta as necessidades e a participação dos diferentes grupos etários, integrando toda a família da igreja na adoração comunitária. Na igreja viva, a adoração é relevante para todas as gerações.

Requisitos da Área de Adoração

(*3) Caderno Litúrgico a lançar trimestralmente pelo Serviço de Liturgia

Missão

A Igreja Viva, Comunidade Amiga, envolve todos os Discípulos no serviço e na Missão. Toda a ação da igreja é uma resposta ao amor compassivo de Jesus manifesto no ato de salvar. Assim, estar ao serviço exprime o nosso estilo de vida de discipulado cristão, de um amor altruísta em favor de outros. A Igreja Viva, Comunidade Amiga, compromete-se com a missão de Jesus em abraçar o mundo.

Na essência de ser Igreja, somos chamados a ministrar de forma imparcial os nossos dons ao serviço de todas as pessoas da Comunidade. Cada um, com a sua vida única, os seus dons espirituais, e o seu serviço ativo, compõe um organismo vivo, distintivo do Discípulo que dá sabor e luz ao mundo (Mateus 5:13 e 14).
Então, servir é cumprir os requisitos do chamado divino para viver a Missão e iluminar o mundo com o amor que nos foi comunicado por Cristo. Seja uma Igreja constituída por Discípulos que dão testemunho da sua fé, uma Igreja que VIVE a Missão e o serviço!

Requisitos da Área de Missão

(*4) Projetos missionários Criança 3D, a seguir nos Ministérios da Criança. https://www.adventistas.org.pt/recursos/ministerio-da-crianca

(*5) Projetos sociais da ADRA, a seguir nas redes sociais da ADRA. http://adra.org.pt/

(*6) Redes sociais da igreja local, da UPASD e da NTP nos seguintes links: https://www.youtube.com/c/IgrejaAdventistadoSétimoDiaPortugal

(*7) Método de Cristo: “Só o método de Cristo dará verdadeiro êxito ao aproximarmo-nos do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como Alguém que desejava o seu bem. Manifestava simpatia por eles, ajudava-os nas suas necessidades e ganhava a sua confiança. Depois ordenava-lhes: ‘Segue-me.’ João 21:19.” – Ellen G. White, A Ciência do Bom Viver, p. 94, ed. P. SerVir.

(*8) Discípulo+1, a disponibilizar pelo Departamento de Evangelismo e Ministérios Pessoais. https://evangelismo.adventistas.org.pt/

Relacionamentos

O discipulado cristão não é uma experiência vivida de forma isolada. A vida em Comunidade, a unidade em afeto e o cuidado dos Discípulos entre si são o resultado do relacionamento pessoal de cada um com Deus. Ele é o segredo de uma Comunidade acolhedora, harmoniosa e feliz.

A relação de amizade e amor que se firma entre os Discípulos na Igreja firma e gera igualmente laços espirituais. Bons relacionamentos, igrejas fortes. Maus relacionamentos, igrejas frágeis. Porque Deus nos ama e cuida de nós, nós amamo-nos e cuidamos uns dos outros.

Requisitos da Área de Relacionamentos

(*9) Kit de Boas-Vindas, a disponibilizar pelos Ministérios das Famílias.

(*10) Kit de Discipulado, a disponibilizar pelo Departamento de Evangelismo e Ministérios Pessoais.